terça-feira, 12 de abril de 2016

Atividade 01 - As equipes!


A primeira atividade da Olimpíada Literária já demonstra que as equipes estão engajadas e são muito criativas! A ordem da publicação está por ordem de chegada das tarefas no e-mail. Todas as equipes que apresentaram a tarefa 01, receberam 100 pontos.

Confiram:

Equipe "Os Literários"  (8.º ano da Escola Horácio Prates)


 Nós,do 8°ano,escolhemos o nome: "Os Literários",pois gostamos de ler e interagir com os livros. A leitura é fundamental e com ela podemos ir longe,ela desperta nosso interesse por conhecimento,nossa imaginação e criação.
  Esse nome significa,também,nosso interesse pelos livros e pela cultura que há neles. Nossa equipe está sempre querendo a literatura,a vontade de ouvir e interpretar as histórias,como se estivesse acontecendo conosco. Na aula de português,nós nos sentimos verdadeiros "literários",pois nossa professora nos incentiva bastante sobre os assuntos da literatura e,com isso,nós aprofundamos os nossos conhecimentos,porque a literatura é uma mistura de: livros,redações,leituras,ideias,Etc... E por isso,nossa sabedoria somente aumenta. .







TNL- Tamo Nessa por Leitura (6º ano da Escola Ramiro F. Barcelos)


Foi escolhido este nome para a equipe, TNL, por dois motivos especiais: o primeiro é porque queremos incentivar as pessoas a lerem mais, além de criarmos novas possibilidades de leitura em nossa Escola, pois, entendemos que a leitura nos faz viajar, no tempo e no espaço, sem sairmos do lugar.
O outro motivo é que esse nome tem inspiração em uma equipe de Gincana de Charqueadas, sendo que a Gincana é um evento social e cultural importante, assim como esta Gincana Literária.


EKI LOBATO  (7.º ano Escola Ramiro F. Barcelos)

A equipe escolheu este nome para homenagear Monteiro Lobato, que é considerado um grande escritor da literatura brasileira.
É em autor criativo, através de seus personagens desperta o leitor para o mundo da imaginação, criando interesse pela leitura.




EQUITAURO  (8º ano Escola Ramiro F. Barcelos)


A turma escolheu este nome para relacionar à mitologia grega, que é uma das leituras que fizemos que despertou nossa atenção.
É uma literatura rica em divindades, deuses, ninfas... mas o minotauro é um dos personagens mais conhecidos, por isso relacionamos ao nome escolhido para nossa equipe.



EQUIPE CAPITÃES DE AREIA ( 9º ano  Escola Ramiro F. Barcelos)


Escolhemos este nome para a equipe porque o livro “Capitães de Areia”, de Jorge Amado foi um dos preferidos dos já lidos pela turma.
Capitães de Areia fala de um grupo de meninos abandonados pela família e rejeitados pela sociedade. É um livro antigo, mas o assunto é atual ainda nos dias de hoje, que nos faz repensar nosso papel enquanto cidadãos.




Equipe A Ferro e Fogo ( 9.º ano Escola Otávio Reis)

Equipe A Ferro e Fogo, faz referência a uma das obras mais consagradas do escritor gaúcho Josué Guimarães, patrono da Gincana de 52 anos da Escola Otávio Reis, que tem como tema “O imaginário nas obras de Josué Guimarães”.
A obra A Ferro e Fogo foi escolhida para ser trabalhada no primeiro semestre na turma de 9º ano, através da leitura oral dos capítulos, debate sobre questões históricas, significado das palavras desconhecidas, interpretação dos textos e produção escrita, considerando aspectos imaginários presentes na obra do autor.




Equipe "Os Três Mosqueteiros" ( Mista Escola Maria de Lourdes) 


         A escolha do nome é relacionada ao clássico do francês Alexandre Dumas. A história se passa no século XVII ambientada nas intrigas em torno do reinado de Luis XIII. Para defendê-lo, estão à frente de seu exército Athos, Porthus e Aramis. A eles se junta o jovem D’Artagnan, idealista e ingênuo ao mesmo tempo, mas trazendo consigo todos os sonhos do mundo.
         A equipe da Escola municipal de Ensino Fundamental Professora Maria de Lourdes Freitas de Andrade é composta pelos 7º, 8º e 9º anos. É uma escolha baseada na união em torno de um objetivo maior, a literatura. Juntos, irão defendê-la com suas armas principais: conhecimento e criatividade. A eles se aliam as professoras dos respectivos anos, que tal como D’Artagnan, acreditam que a transformação da sociedade passa pela educação e pelo jovem. O lema da equipe é o mesmo do livro: “Um por todos e todos por um”.





 Equipe “Galera Maluquinha”( 8° ano Escola São Miguel)

A turma nomeou sua equipe de “Galera Maluquinha” para relacionar com o personagem principal da obra O Menino Maluquinho do escritor Ziraldo. É um clássico da literatura infantil que encantou muitas crianças e fez com que muitas delas se identificassem com as histórias contadas pelo menino maluquinho.
Além disso, a equipe possui um perfil que se assemelha à personalidade do personagem, pois são jovens entusiasmados, brincalhões e que encantam as pessoas que se envolvem com eles. Gostam de contar histórias e, na maioria das vezes, estão sempre de bem com a vida. Foi uma escolha bastante significativa para eles.





 Equipe: Literaturma  (9.º ano Nicácio Machado)


            A turma do 9ª ano aceitou o desafio de participar de uma olimpíada literária. Alguns integrantes mostraram-se  entusiasmados, outros nem tanto. A leitura, na vida de alguns, tem ganho espaço, tornando-se hábito. No entanto, para outros, ainda não é vista com toda a sua importância. Sendo assim, para estes dois grupos, esta olimpíada vem como oportunidade de acrescentar positivamente na formação e também oportunizar  o contato com  tarefas que têm como objetivo promover a leitura.
            A primeira tarefa já movimentou o grupo, sendo bem recebida. E pensando que todos, independente de leitores fervorosos ou de leitores por obrigação, estão em meio ao processo de formação literária e que estão compreendendo o conceito de literatura, definiram o nome da equipe de “Literaturma”, uma turma que deseja mergulhar na literatura. 



Equipe:Dezessete mentes leitoras (8.º ano Nicácio Machado)



Os alunos do 8º ano são receptivos a desafios, atividades dinâmicas, a tudo que possa movimentá-los e gerar conhecimento. Portanto, o convite para participarem da olimpíada foi recebido com alegria. Ao ser lançada a primeira tarefa, a turma mobilizou-se para a escolha do nome da equipe. O processo contou com diferentes sugestões, o que necessitou passar por votação. Definiram que a equipe será denominada “Dezessete mentes leitoras”.
            Conforme dito, foi necessária uma eleição. Os que aprovaram o nome indicado por uma colega justificaram a escolha pelo fato da maioria gostar de ler e fazer da leitura um hábito. Também acrescentam que, ao final da olímpiada, certamente os que ainda não são considerados leitores, passarão a incorporar a leitura ao seu dia a dia. Dessa forma o 8º ano contará com dezessete leitores.





Equipe: Diário de uma turma leitora (7.º ano Nicácio Machado)

Boa parte dos alunos que compõem o 7º ano são alunos que gostam muito de ler. Também são ativos e gostam de participar de atividades desafiadoras. Ao pensarem no nome para compor a equipe, lembraram de um gênero textual que os agrada: diário.
            Ao recordarem das leituras que fizeram no ano anterior, Diário de um bananaDiário de Anne Frank, logo surgiu o nome “Diário de uma turma leitora”. Os alunos consideram-se leitores, pois leem o que a escola propõem e buscam com frequência livros na biblioteca.





Equipe: Jovens Leitores (7A da Escola São Miguel)


Os alunos da turma A do 7º ano aceitaram o convite para participarem da olimpíada e já estão ansiosos para iniciarem as atividades.  A escolha do nome da equipe teve de ser feita por votação, pois muitas sugestões foram apresentadas. Após votação, definiram que seria “Jovens leitores”. Os alunos que votaram nesta opção disseram que a turma é composta por jovens e que a maioria gosta de ler.
                Ainda justificaram a escolha dizendo que provavelmente as tarefas da olimpíada contribuirão muito para que aqueles que ainda não são leitores comecem a desenvolver o hábito da leitura.









Nenhum comentário:

Postar um comentário